sábado, 8 de março de 2008

Usando a mão

O principal em qualquer arte-marcial é a defesa (incluíndo técnicas de queda) mas aqui não ensinaremos isto, não agora. Vou começar com as posições de mão.
Há muito tempo, lá pelo ano 1000 DC, antigos pergaminhos secretos ninjas foram encontrados no japão, com várias posições de mãos que foram confundidas como gestos místicos para concentração de energia vital, preparação de magia e outras coisas místicas, mas na verdade se tratava de posições de mão para o uso de armas, de combate e de defesa que foram mal interpretados. Alguns dos movimentos ainda são usados em desenhos, como Naruto, ou filmes como se fossem rituais de Jutsu ou coisa parecida. Aqui mostrarei uma pequena coletânea de posições de mão para o ataque, mas existem muito mais, desde posições para usar shurikens, espadas e outros acessórios, além de posições para defesa, agarrar, escalar, entre outros.

Mão Fechada (pedra) - se trata do soco convencional. dada com o punho alinhado com o antebraço. Deve ser aplicado de preferência com o braço esticado. Possui um bom alcance e força, mas não é muito bom para atingir pontos específicos.

Pontual (golpe de precisão) - Golpe não muito forte, mas ideal para acertar pontos de pressão ou pontos fracos. Usado com o movimento de "bote", onde o braço descreve um movimento semelhante com o de um chicote (avançando com o braço primeiro e com o antebraço depois) ou de forma direta (como o golpe direto). Fácil de ser bloqueado pela falta de força.

Mão Aberta (golpe lateral) - usado como contra-ataque ou para aplicar em sequência a um ataque bloqueado. Fácil de ser aplicado e permite acertar golpes exigindo pouco espaço de movimento e usando tragetórias circulares. Possui força de impacto regular e boa velocidade. Útil para acertar a lateral do oponente e arrumar brechas. Acertar com os ossos da parte inferior externo da mão. golpes aplicados com os dedos só te machucarão, assim como usando os ossos laterais da palma da mão.

Mão em concha - Variante da mão aberta. Serve para proteger os dedos e pra alcançar lugares mais cobertos. Infelizmente recolher os dedos faz com que eles fiquem perigosamente perto da área de contato.

Espalmado (golpe de ponta de antebraço) - o ponto de impacto é a barte inferior da mão exatamente onde o antebraço encaixa na mão. É um golpe pouco forte, mas direto, usado normalmente para deixar os dedos livres para formar outra posição de ataque ou agarrar a defesa. Além disto, agride pouco o atacante por estar usando uma área mais protegida da mão.

Algumas coisas ditas aqui como "golpe direto" ou "bote" serão explicados em textos posteriores.

Um comentário:

Unknown disse...

Olha, eu não costumo me interessar muito por artes marciais. Já tive aulas de aikidô, mas elas faziam parte das disciplinas obrigatórias da UFOP (não me pergunte o pq). Mas, achei ese texto bem interessante. Faz uma análise fácil sobre a eficácia de cada golpe. Os sesenhos ajudaram a imitar as posições da mão.