segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Chakras, Ki, Cosmo e Energia Espiritual

Em cada desenho japonês que é transmitido, Dá-se um nome diferente para a energia mística por trás das habilidades sobre-humanas dos personagens, mas muitas vezes estas definições são equivocadas. Como tema deste texto tento definir os quatro tipos de energia mística mais conhecidos e explicar um pouco sobre cada.
  • Chakra(s):
    A palavra chakra vem do sânscrito e significa roda, disco, centro, plexo. Nesta forma eles são percebidos por videntes como vórtices (redemoinhos) de energia vital, espirais girando em alta velocidade, vibrando em pontos vitais de nosso corpo. Os chakras são pontos de interseção entre vários planos e através deles nosso corpo etérico se manifesta mais intensamente no corpo físico.
  • Ki:
    O termo Ki (ou Ch'i, ou Qi) pode ser associado de um modo bem amplo ao conceito ocidental de energia. A teoria da Medicina Tradicional Chinesa afirma que o corpo tem padrões naturais de Ki que circulam por canais denominados meridianos em Português. É também um dos fundamentos básicos das práticas de Kigong, treinamentos de origem chinesa para ampliar a energia vital, que também são praticados fora do contexto das artes marciais como métodos para manter e recuperar a saúde.
  • Cosmo:
    Cosmo deriva do grego kósmos - significa disciplina .É o Universo em seu conjunto, estrutura universal em sua totalidade, desde o microcosmo ao macrocosmo. Cosmo é a totalidade de todas as coisas deste Universo ordenado, desde as estrelas, até as partículas subatômicas. Parte do conceito de que dentro de um universo existe uma quantidade infinita de universos.
  • Energia Espiritual:
    Também conhecida como Psicoenergia ou espiritualidade, é o termo utilizado para designar os aspectos da suposta energia gerada pelo pensamento e as emoções. O termo é composto das palavras do idioma grego Ψυχολογία; ψυχή, "alma", e εργοs (ergos)= en-ergo =energia, trabalho, movimento).

Na Aldeia será ensinado um domínio básico sobre estas energias visando aprimoramento das habilidades mundanas, em outras palavras, ninguém vai sair daqui sabendo soltar Hadouken ou Leigan, falei?

Um comentário:

Unknown disse...

E "Meteóror de Pegasus"? Vamos aprender isso? rsrsrsrs. Tô zuando... eu já cheguei a fazer alguns trabalhos com o ki, mas nada que fizesse uma diferença visóvel. Acho que apenas aprendi onde ele fica (isso varia de pessoa pra pessoa)